quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pico do Jaraguá – 28/03/2010




Estava em dúvida se iria até o litoral ou conhecer o Pico do Jaraguá neste Domingo. Cheguei a arrumar a barraca e mochila na noite anterior pra descer pra praia, mas quando acordei vi o tempo chuvoso e acabei abortando a idéia.. assim fui conhecer o pico.

O pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1135 metros de altura. O trecho de subida tem aproximadamente 5km. 
Olhando o mapa da cidade tracei um caminho bem fácil e segui em direção ao pico às 09:30hs da manhã.

Panorâmica

Segui até o Ibirapuera e desci pela ciclofaixa até ela terminar na Faria Lima, depois segui a Faria Lima, São Guálter e cheguei até a Lapa. Na Lapa eu já sabia que iria me perder e nem me preocupei de decorar um caminho, então pedi informações e em pouco tempo já estava na Av. Monte Pascal e depois na Anhanguera.

O caminho até ali tinha sido bem agradável, como era Domingo não havia muitos carros e deu pra seguir tranquilamente por ruas que em dias de semana seriam infernais.. como a Faria Lima e a Monte Pascoal. Isso deu uma outra visão da cidade, dá pra perceber com outros olhos como São Paulo é uma cidade bonita e muito interessante.

Já na Anhanguera o ritmo é meio stress, muitos caminhões, obras na pista e alguns trechos sem acostamento. Vi um caminhão quase tombando com uma freada brusca em cima de um carro que entrava na pista. Percebi um caminho pelas obras, que a população local usava para andar, e fui por ali para evitar um pouco o contato com as pistas da rodovia. Uma coisa bem bizarra é ver algumas passarelas já construídas, porém ainda sem as escadas de acesso para os pedestres.

Chegando na Estrada Turística do Jaraguá, parei para comer alguma coisa numa padaria, pedi umas informações e segui até a entrada do parque.


O caminho é muito bonito, cheio de vegetação e com poucos carros transitando. Muitas pessoas estão subindo, seja caminhando, correndo ou de bike. O aclive não é acentuado, porém é constante durante aproximadamente uns 5km. Pedalando devagar e sempre dá para subir sem problemas e o visual deixa o trajeto mais fácil.

 Subida

Mirante 

 Praça de alimentação

No topo tem uma pracinha de alimentação, aonde prendi a bike e fui conhecer o local. Tem alguns mirantes, e o primeiro que cheguei deu um impacto muito legal.. ver a cidade de São Paulo por um ângulo que eu nunca tinha visto antes. Depois de bater umas fotos, subi a escada até a antena e fiquei um tempo por lá.

Morro da Antena


 O caminho visto lá de cima

 No morro da Antena

 Tempo total até o pico

A descida é tranqüila, dá pra chegar a uma boa velocidade e em pouco tempo já estava voltando, porém peguei uma outra rota até a Anhanguera e pedalei um pouco mais até chegar a rodovia. A pista com sentido a São Paulo possui acostamento por quase todo o trajeto e foi tranquilo pedalar.
Voltei pela Rua Clélia, Av. Sumaré, Brasil, Rep. do Líbano..  e ainda peguei o final da ciclofaixa.
Cheguei em casa às 14:00, quando começava a desabar a chuva, com o total de 65kms pedalados.

Mapas 
 (Clique para ampliar)




  


Link do Google Maps: 

Um comentário:

  1. Sao Paulo com certeza e uma cidade muito interessante, milhoes de coisas ao mesmo tempo que as vezes nao da tempo de perceber as belezas e atrativos...
    Muito legal o blog e parabens pela iniciativa...

    ResponderExcluir