sexta-feira, 5 de novembro de 2010

São Paulo até Jundiaí - via Serra da Cantareira, Mairiporã e Nazaré Paulista (130kms)

Tinha planejado viajar pra algum lugar neste feriado, mas acabei tendo que ficar por aqui para fazer algumas edições de video, então resolvi fazer um passeio pela região.
O despertador tocou as 6:30, mas só consegui sair da cama as 8hs neste Domingo de eleições. Logo cedo já fui pra Zona Eleitoral.
Saí de casa as 9 hs e peguei o Metrô com sentido a estação Tucuruvi. Gosto bastante de pedalar na Zona Norte, tem uns morros legais, vegetação e tubaína de abacate.

Serra da Cantareira

Nunca tinha subido a Cantareira de bike. É mais alta que o Pico Jaraguá e mais íngreme também, porém a parte mais alta já fica no município de Mairiporã. Precisei parar por 3 vezes pra  me recompor. Numa dessas conheci um figura que fazia downhill numa trilha da serra, disse que era a segunda vez que estava descendo no dia.. a primeira tinha ido com calma para ver se tinha alguma árvore caída, agora podia descer mais rápido.

Downhill

Continuei minha escalada, como tava no espírito de treino não empurrei a bike e fui pedalando . São aproximadamente 400mts de subida, segundo o www.bikemap.com (tem o mapa no final do post), saindo de 750mts até chegar a 1185mts, em cerca de 5kms de subida.

Bike, macumba e cidades ao fundo

Chegando no posto policial, lá em cima dá, pra ver as cidades da região, acho que devia ser Franco da Rocha e/ou Francisco Morato.  A descida é boa, cheia de altos e baixos. Parei em Mairiporã sem saber que já tinha chegado lá, comi algo e vi um engarrafamento de uns 5kms, do pessoal querendo entrar na Fernão Dias.
A Estrada do Rio Acima é bonita, da pra pedalar tranquilo.. sem muitos carros e quase nada de caminhões. Não sei como é durante a semana, mas nesse domingão foi de boa. Tem algumas subidas, mas nada se compara a Cantareira. Não tem muitas opções para comprar água ou comida, é melhor vir abastecido de Mairiporã.

Estrada do Rio Acima

Estrada do Rio Acima, chegando na SP-036

Uns 35 quilômetros depois estava em Nazaré. De lá peguei um atalho por alguns morros até a Rodovia Dom Pedro.

Chegando na D. Pedro I

Pedalar na Dom Pedro é aquela coisa... estrada privatizada, com bastante caminhões, um bom acostamento, e motoristas pagando pacificamente os pedágios. Tem que ficar ligeiro nas entradas/saídas da rodovia. O relevo é tranquilo. De Nazaré a Atibaia dá algo em torno de uns 22kms, passando por Bom Jesus dos Perdões entre essas duas cidades.

Entrada para Atibaia

Resolvi não entrar em Atibaia porque já conhecia a cidade e estava tarde. Segui até a entrada para a cidade de Jarinu, pela rodovia Edgard Maximo Zambotto (SP-354). Tive que pedir informações sobre a entrada, tinha esquecido o nome da rodovia e a entrada.

Rodovia Edgard Máximo Zambotto

Seguindo pela SP-354 tem as entradas para as cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí. Um trajeto bem irregular até Várzea Paulista, com muitos morros. O visual é bacana,  com muito mato e belas paisagens, fica difícil imaginar que a cidade de São Paulo esta tão próxima.

Marginal Jundiaí

Qualquer uma dessas três cidades tem estação de trem da CPTM para voltar pra São Paulo. Cheguei as 17hs em Jundiaí e iniciei minha maratona de quase três horas dentro de trens para chegar em casa. Diferente do Metrô, no trem as pessoas conversam, o que torna a viagem mais interesante... "bom vai ser com a Copa o trem bala, 5 minutos até a Luz"... "vendo tabuada atualizada 2010"...
O pedal foi legal, um bom treino de subidas, passando por lugares diferentes. Quanto a custos: gastei muito pouco... tubaína e coxinha... mais as passagens de trem/Metrô. Existe também a possibilidade de ir até Atibaia e de lá pegar um ônibus pra SP caso não queira esticar até o trem. Mas recomendo fazer todo o trajeto da linha A.

Estação Jundiaí
Link para o mapa do percurso: