sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SP - Itu - Jundiaí - Via Estrada dos Romeiros e SP-300


Fazia tempo que não pedalava um longo percurso. Estava meio enferrujado, mas sempre com vontade de sair pedalando. Surgiu este feriado e aproveitei, dia da Consciência Negra. Resolvi ir até Itu, pela Estrada dos Romeiros e de lá seguir até Jundiaí para pegar o trem e voltar pra casa... daria algo em torno de 150kms, mas acabou rolando 160kms.
Acordei cedo e saí de casa às 8:00. Segui para Osasco, pela Av. dos Autonomistas e sem querer fui para a Castelo Branco. Rock and Roll o trânsito em Osasco, muitos ônibus e caminhões... mas sabia que seriam somente uns 35 kms e em breve teria somente o vento para me acompanhar.

Chegando em Barueri me perdi um pouco na entrada para a estrada dos Romeiros, mas logo segui meu caminho..

A estrada não tem acostamento, mas não tem grande movimento também. Depois de Pirapora do Bom Jesus fica muito mais tranquilo. Tem algum tipo de restrição quanto a caminhões ali.

O visual é show, só o Rio Tietê que cria um contraste grande... dum lado o verde e do outro a poluição do rio... bom que não exala aquele cheiro ruim como em São Paulo. O relevo é sempre cheio de subidas e descidas, dá pra cansar.

Estrada dos Romeiros #1


Passei por Cabreúva e parei pra comprar umas bananas, depois segui até Itu.
Não conhecia Itú, pra mim era a cidade mágica das coisas grandes, que meu avô trazia presentes quando vinha pra São Paulo. Como era feriado a cidade estava fechada, a não ser o Shopping Center, as gigantes lojas de departamentos e os grandes supermercados. Fiquei meio frustrado. Também não encontrei nem um lugar pra comer, sem ser nestes lugares e acabei comendo num posto. Muita música sertaneja ruim rolando ali, um mundo bem diferente do que eu imaginava da fantástica Itu.

Estrada dos Romeiros #2

Pra voltar peguei a SP-300, que teve uma subida gigante logo que saí da cidade. Depois fui tranquilo pela maioria do percurso, parei pra comer num bar de estrada, ouvido esses novos sertanejos. A estrada conta com um belo acostamento. E chegando em Jundiaí peguei muitas montanhas, que precisavam ser pedaladas com muita velocidade para serem vencidas sem muitos problemas.

SP-300


Em Jundiaí acabei me perdendo, mas logo me achei e embarquei no Terminal Vila Arens para voltar  de trem pra SP.

Foi um bom passeio, a estrada dos Romeiros é muito bonita e vale a pena ser conhecida. Esses passeios são um bom treino e dão uma quebrada na rotina de pedal. Mas são bem cômodos e monótonos em outros aspecto... você já sabe que daqui a pouco vai voltar pra casa e lá vai ter comida, chuveiro, cama... sem novidades no “pós-pedal”. Parece que você pedala, pedala e pedala... mas não sai do lugar. 
Pra quem quer pegar somente a parte "boa" do percurso da pra ir de trem até Barueri, e de lá já seguir pela Estrada dos Romeiros. E se não quiser esticar até Itu, dá pra ir de Cabreúva pra Jundiaí, ou voltar pelo mesmo caminho e pegar o trem em Barueri para voltar.


SP-Itu-Jundiaí Via Estrada dos Romeiros from Victor Guidini on Vimeo.

O video do passeio acima, com a música do meu amigo Fernando Ferronato (a.k.a. Fejão). Que está terminando de gravar seu primeiro cd de violão solo.




Mapa-base do percurso:


Rota de bicicleta 760780 - powered by Bikemap 

3 comentários:

  1. Olá Victor, tudo bem?
    Em quanto tempo você fez essa viagem?
    Estou me programando para fazer de Barueri até Itu, com direito a paradas em Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Voltarei de ônibus até Sampa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Washington.
      Fiz a viagem em 1 dia, creio que levou algo em torno de 10hs ao total...
      É um ótimo passeio, você vai gostar..
      abs!

      Excluir
  2. Parabéns... bela viagem, relato, fotos...

    Cicloabraços
    Joaozinho

    ResponderExcluir