segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Rota Marcia Prado 2010

Quem mora em São Paulo encontra dificuldades, além do condicionamento físico, para pedalar até o litoral: as Rodovias Imigrantes, Anchieta e Caminhos do Mar não permitem o tráfego de bicicletas. A Caminhos do Mar (antiga Estrada Velha de Santos) tem uns passeios, mas são todos monitorados e não são gratuitos. Esquemão tipo CVC.
Atualmente os ciclistas utilizam a Estrada de Manutenção da Imigrantes para descer até o litoral, mas de forma "clandestina", como diria o Cazati, pois o tráfego de bikes na Imigrantes é proibido pela Ecovias.
Assim poucos vão até o litoral de bike e não de carro, deixando de pagar um dos pedágios mais caros do país (R$ 18,50 atualmente).
Já desci a Estrada de Manutenção várias vezes, mas pela primeira vez de forma "legal" no dia 18/12/2010, o dia da Rota Marcia Prado. Não conhecia o caminho pelo Grajaú - seria uma novidade para mim neste aspecto.
Saí de casa cedo, às 6:40 e fui até o início da ciclovia do Rio Pinheiros. De lá fui até o Grajaú com uma turma. Pegamos alguns caminhos errados, mas no fim tudo deu certo.
Curti passar pela Ilha do Bororé, pegar as balsas e passar pelo caminho de terra. Nossa sorte foi que não havia chovido muito e não havia quase lama.
Na Manutenção, voluntários do CicloBR davam dicas e conselhos, assim como faziam um cadastro e check up das bikes dos participantes.
Vi algumas pessoas levarem alguns tombos engraçados, nada sério. O mais importante pra descer a Manutenção é ir bem devagar e evitar o limo (que é constante), um tombo numa velocidade maior pode ser complicado. Outra coisa pra ficar esperto nos dias de sol são os lagartos, que as vezes passam correndo na frente da bike.
Para mim a novidade foi em Cubatão, nunca havia passado de bike por dentro da cidade.. sempre ia pelo lado do Rio Pilões, saindo em sequencia na Anchieta. O pessoal que estava comigo tava muito assustado de passar por ali, com medo de assalto, mesmo em uns 15 ciclistas. Paranóias da cidade grande. Achei interessante o caminho: deu pra passar no meio daquele monte de indústrias que ficam 24hs/dia poluindo sem parar...
Fui pedalando tranquilo com um pessoal de São Bernardo e peguei em Santos o ônibus das 13:45 pro terminal do Jabaquara. Voltei com um figura que pedala de speed e tava se aventurando pela primeira vez na manutenção.
Descer pro litoral é sempre uma boa. Mesmo sem muito tempo para curtir o percurso e depois tomar umas na praia (tinha que estar sóbrio em Sampa às 16hs), foi importante comparecer no evento, pois é um passo para que oficializem o trajeto como rota de bike para o litoral.
Parabéns pro pessoal do CicloBR, acho que essas iniciativas são fundamentais pra que um dia liberem o caminho até o litoral, seja via Manutenção ou Estrada Velha, sem taxas... exercendo nosso direito de ir e vir.

Um comentário:

  1. Ola Victor, tudo bem.
    Desci também nesse dia, que realmente foi um super evento. Excelente post, descemos novamente em tres pessoas sábado passado (29/01/11), temos que participar mesmo desses eventos, para que seja liberado essa rota, entre outras. So quem desce pode ver aquelas imagens lindas fora as cachoeiras!!! Abs D@nilo M@thias

    ResponderExcluir