Fazia tempo que não postava nada no blog, o último ano foi muito intenso - muitos reflexos da viagem pela Islândia, que me tiraram do meu eixo de conforto - e acabei não tendo tempo para o blog. Ainda faço um post mais ilustrativo do que ocorreu, mas pra este post basta dizer que eu casei (de bike, lógico), estamos morando em Londres e estou fazendo um Master em cinema e televisão na University of London - Birkbeck.
O frio Londrino de Janeiro já está pegando, e pedalar no frio não é muito animador, principalmente para nós brasileiros. Recebo muitas perguntas sobre roupas para pedalar no frio e este post é para dar uma direção para o que usar em temperaturas baixas. Vale lembrar que não existem muitos problemas para pedalar no frio.. basta utilizar um sistema de camadas de roupas, que basicamente é assim:
Primeira camada- Segunda pele, camisa de manga comprida bem justa, que cole no corpo e enxugue o suor. É também chamado de Base Layer ou underwear.
Segunda camada- Aquecimento: blusa de fleece ou qualquer blusa pra esquentar, até um moletom funciona.
Terceira camada- corta vento / impermeável: uma jaqueta para o vento não te congelar e a chuva não te molhar, é interessante que esta terceira camada consiga também transpirar, pra vc não ficar molhado de suor.
A terceira camada é sempre bom você levar quando for andar de bicicleta em Londres, mesmo no verão. Aqui chove sempre, mas é uma chuvinha fraca, como uma garoa e quase nunca chove forte.
Geralmente a segunda camada não é necessária, pelo menos no Brasil
nunca precisei usar. E aqui somente um dia.. porque conforme você vai
pedalando seu corpo vai aquecendo. Então os primeiros minutos são meio chatos e frios, depois você aquece e até sua. O problema daqui de Londres são os semáforos, que quando você para neles, você começa a sentir frio.
Luvas: Para quem anda de bike no frio, luvas são muito importantes. Além de proteger a mão caso você caia, o vento gelado causa dormência nas mãos. É legal uma luva que atenda as especificações do sistema de camadas, ou pelo menos a terceira camada.
Pés - A mesma regra vale para os pés. Uma meia fina para reter o suor, uma grossa pra esquentar e o tênis. Ainda nunca precisei usar duas meias pra pedalar, uso somente uma e uma bota impermeável. Não é o mais adequado, mas pra quem pedalou a Estrada Real de chuteira...
Cabeça - Capacete e embaixo dele um tecido corta-vento / impermeabilizador, como uma toca para te proteger do vento e da chuva. E para dias de extremo frio uma balaclava, que é uma espécie de máscara terrorista.
Outra dica para quem quer pedalar aqui é usar colete sinalizador a noite, assim como luzes (que são obrigatórias).
Creio que com estas dicas fique mais fácil pedalar no frio.
Um abraço a todos.
quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
Londres de bike - Pedalando no frio. Parte I: Sistema de camadas.
Marcadores:
Inglaterra,
Londres,
pedalando no frio,
Sistema de camadas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário