sexta-feira, 30 de abril de 2010

Bike na Cow Parade – 1º dia - 28/02/2010 - Zona Sul

A cow parade é o maior evento de arte de rua do mundo, e está pela segunda vez na cidade de São Paulo. Eu e o Cazati resolvemos conhecer, de bicicleta, cada uma das vacas.
Ao total foram mais de 70 vacas que visitamos. Não estamos muito interessados nas vacas, na verdade nem curtimos elas, o que importa é percorrer por lugares que dificilmente iríamos sem um motivo e assim, conhecer melhor a cidade.
Logo que vi o mapa no site da cow parade, percebi que todas as vacas estão muito próximas umas das outras, com raras exceções, e em uma zona mais central da cidade. A Zona Norte só conta com uma vaca, na estação do Tietê, e a Zona Leste com dois pontos: o Shopping Anália Franco e na estação Tatuapé.
Fizemos um breve roteiro e decidimos fazer todo o percurso em 3 dias. Dois Domingos e mais uma manhã qualquer durante a semana.
O primeiro dia do percurso foi no aniversário do Cazati. Acordamos cedo, mas somente conseguimos sair de casa às 10 da manhã, pois estava chovendo muito. Na verdade, pegamos chuva o dia inteiro, o que acabou molhando os mapas, dificultando encontrar as vacas nos lugares desconhecidos. Aprendemos neste dia que devemos imprimir mapas maiores, que mostrem o nome das ruas, e não somente o desenho delas, assim como levar os mapas num plástico ou num porta-mapas.
A primeira vaca foi a da Sena Madureira, que estava bem próxima de casa.
 Sena Madureira

Depois descemos até a da Borges Lagoa e encontramsos mais uma vaca. Passo todo o dia de bike na frente dessa vaca, quando volto do trabalho.
Borges Lagoa

Seguimos até a Av Indianápolis e encontramos a terceira vaca.
Av Indianápolis #1

Depois seguimos pela Ciclofaixa até a Hélio Pelegrino e entramos em Moema.
Hélio Pelegrino

Não conheço muito bem por estes lados, as ruas tem nomes de passáros, porém são quase todas ruas retas e chegamos fácil nas duas vacas do bairro.
 Al. Jauaperi

Bandeirantes

Seguimos até a região da Berrini / Shopping Morumbi e encontramos uma contradição na cow parade: havia umas vacas dentro do Shopping.. não era arte de rua? Na verdade há muitas vacas em shoppings, estações de metrô e centros comerciais... nestes lugares qse sempre rola um stress com os seguranças, que ficam olhando estranho e vem nos abordar dizendo que não podemos filmar lá dentro, que as fotos somente podem ser das vacas e não das lojas, também há muita burocracia pra acessar, ainda mais de bike.. queriam cobrar passagem pra visitar as vacas nas estações de metrô e outras coisas. É uma paranóia absurda estes lugares.
 Berrini

Shopping Morumbi

Continuando... estavamos numa região com um visual bem legal, dá pra ver a Marginal do rio Pinheiros, a ponte nova. Estava começando a chover forte. Neste dia também foi o primeiro final de semana da ciclovia da Marginal do Rio Pinheiros.
 1º final de semana da Ciclovia Odor Agradável

Seguimos até o shopping Cidade Jardim, mais um segurança veio falar com a gente.. pediu se eu era arquiteto(?)... quando disse que era músico e estava ali pelas vacas, ele disse que não poderíamos filmar as lojas. Gente boa o cara, mas sempre há uma paranóia nestes lugares.
 Shopping Cidade Jardim

A próxima vaca era a mais longe do dia, no Morumbi. Pedalamos por muito tempo embaixo de chuva, subindo e descendo a Giovani Gronchi. Passamos pelo estádio do Morumbi e as belas casas deste bairro.
Estádio do Morumbi

Quando chegamos perto da vaca, fui pegar o mapa desta região e ele estava todo desmanchando pela chuva. E esta apertava cada vez mais... não havia lugar para se abrigar dela por ali, somente tinha prédios, casas residênciais, nenhum toldo sequer... e nada de encontrar a vaca. Encontramos um taxista e pedimos aonde tinha um posto de gasolina por ali, e ele nos deu as coordenadas e encontramos a tão sonhada vaca.
 Morumbi

Paramos, comemos algo no posto e esperamos a chuva aliviar.
Seguimos até a Washington Luis. Um belo trajeto e a chuva deu uma diminuída.
 Washington Luis

Passamos na casa dum camarada, o Alê, mas ele não estava. E seguimos o caminho passando por perto do aeroporto, e chegamos a vaca da Av Indianapolis #2.
Av Moreira Guimarães, Aeroporto à esquerda

Av indianápolis #2

A última vaca do dia foi na estação Saúde do metrô.
Estação Saúde

Chegamos em casa às 17hs, encharcados. A galera estava vendo o jogo na TV. Pedalamos por cerca de 7hs, e fizemos em torno de 60km neste dia.
Este foi um dia muito legal, deu pra gente conhecer uma São Paulo diferente do nosso dia a dia. Passar por estes lugares de bike da uma sensação que você realmente está no lugar, e não somente passando por ele.

Link para o mapa do percurso deste dia no Google maps:

O circuito das vacas continua nos próximos posts...